Avaré, tem e sempre teve heróis idealistas.
No mesmo contexto, no ano de 1929 o cidadão avareense, homem público, imbuído de uma sociedade justa e fraterna e em defesa da sociedade Paulista, mormente avareense, doou, parte de sua propriedade (terra) para que naquela área fosse instalado um local para treinamento de tiro para defesa da população paulista, documentado em transcrição publica, no Cartório do qual era o Tabelião.
Falamos do Sr. Ludovico Lopes de Medeiros e de sua esposa, que nos deixaram esse legado de cidadania.
No local, hoje funciona o Estande de Tiro da AFPCA (Associação dos Funcionários da Polícia Civil de Avaré), tornando realidade o desejo e sonho do doador, Ludovico Lopes de Medeiros.
A AFPCA, para manter vivo o ideal de cidadania e defesa da pátria e da sociedade, oferece sem quaisquer custos, as entidades de Segurança Pública de Estado, Como Exército Brasileiro (Tiro de Guerra), Polícia Civil, Polícia Militar e SAP, toda sua dependências e instalações para uso em treinamentos e cursos de formação e capacitação.
Hoje, as exigências legais para a pratica do Tiro Deportivo, as necessidades dos atletas e profissionais da área, obrigam que o treinamento seja realizado em local documentado, legalizado e fiscalizados pelo Exército e Polícia Federal. Não obstante isso, o Estande de Tiro da AFPCA, teve que realizar melhorias e adequações de suas instalações para atender as novas necessidades dos associados e das forças de segurança que utilizam este espaço, sempre em prol da segurança. Essas exigências nos movem para oferecer segurança aos frequentadores.
Com os mesmos ideais dos doadores, na defesa da Pátria, da democracia e da liberdade, a AFPCA agradece a todos os nossos associados e amigos, por permanecer juntos durante essas décadas. Um agradecimento especial ao nosso associado Benemérito, precursor de toda essa história da criação do Estande de Tiro da AFPCA, Sr. Roberto de Barros Pimentel.
Gratidão a todos.
A Diretoria